Refúgio Saboredo, Aigüestortes, Espanha

Refúgio Saboredo, Aigüestortes, Espanha

Encontrar uma cerveja a meio da montanha é como um sonho.

Não há quem faça trajetos de montanha que, atravessando uma montanha num dia de calor, não tenha dito “o que vinha agora a calhar era uma cerveja”. Se não disse é porque não gosta de cerveja e então é compreensível.

Acontece porém que, se tudo corre normalmente, esse desejado local para beber o néctar simplesmente não existe.

Procuramos o isolamento que a montanha nos dá mas ao mesmo tempo o que queremos é uma esplanada com uma bela cervejola … e se houver uns petiscos para acompanhar tanto melhor, é a festa completa.

Conhecendo o género humano português sei que ao ler isto uns quantos já estão a pensar contrariar este raciocínio … “eu quero um chá” … pois seja um chá que não fará qualquer diferença para o raciocínio em questão. Se não levarem o chá ou a cerveja, dificilmente encontrarão um “chiriguito” onde o/a dito e a palavra dificilmente não foi escrita ao acaso.

Quando caminhamos do Refúgio de Amitges para o Refúgio de Colomers, no Parque Nacional de Aigüestortes, nos Pirenéus espanhóis, a certa altura podemos passar pelo Refúgio de Saboredo e até parece que o nome apela a saborear qualquer coisa.

Como é normal, não refiro este encontro a ninguém dos grupos quando saímos do Amitges mas quando passamos pelo Saboredo é quase hora de almoço, talvez um pouco cedo, mas sempre em boa hora de comer a sandocha do picnic e é aqui que não falha a cervejinha … ou o chá.

O refúgio não se vê de longe quando caminhando nos aproximamos dele e de repente já estamos muito perto, é uma extraordinária surpresa.

A primeira vez que aqui passei quase não dava por ele de tanta neve que tinha pelo que da segunda também foi uma surpresa que aprendi para brincar com os grupos seguintes.

De uma casa de pedra já muito velha, hoje em dia é um belo espaço.

Já vou afiando os crampons ou as raquetes de neve para aqui voltar no início da próxima temporada e aí beberei … um chá 🙂 ou será uma cerveja?

Bem hajam.

David Monteiro

2 thoughts on “Refúgio Saboredo, Aigüestortes, Espanha

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s