Pedalando em Montemor-o-Novo, Portugal

Pedalando em Montemor-o-Novo, Portugal

Passear de bicicleta está entre as minhas atividades favoritas e em Montemor-o-Novo esta atividade é rainha.

Umas vezes de forma mais tranquila, com amigos, apreciando a paisagem rural outras vezes em modo mais desportivo e então aí de forma mais intensa mas igualmente agradável.

Montemor-o-Novo, para além de ser uma cidade fantástica onde se comem umas belíssimas empadas e uma bifanas de chorar por mais é também o ponto de partida para uma teia de trilhos de bicicleta.

A região tem poucos declives e por isso podemos percorrer rotas mais acessíveis a quem não seja atleta ou simplesmente queira passear e usufruir da paisagem alentejana.

Mas o que nos faz gostar de rolar por estes trilhos?

Creio que a resposta é simples e despretensiosa, é a típica paisagem alentejana com a sua simplicidade fotográfica mas também são os odores campestres amplificados pelo calor que nos envolvem e tudo isto junto enquanto passeamos.

Há também o nosso imaginário do que é o Alentejo que nesta região de Montemor-o-Novo coincide com o que vamos experenciando.

Junto à antiga ponte do comboio parte uma ciclovia que atravessará essa mesma ponte restaurada e segue até Torre da Gadanha. Esta ciclovia utiliza o local de uma antiga linha de comboio e por isso o declive quase não se sente.

Para quem seja menos afoito, fazer os 13Km da ciclovia até Torre da Gadanha e regressar pelo mesmo caminho já será uma manhã muito bem passada.

Para os mais atrevidos, após fazer o percurso referido em cima, convido-os a descobrir o caminho até São Sebastião da Geesteira passando por São Mateus, regressar diretamente a Montemor-o-Novo e terão feito mais ou menos 40Km se não se enganaram.

De uma forma ou outra, terá sido uma manhã bem passada e então será tempo de almoçar.

Sugestões para almoçar?

Em Montemor-o-Novo e arredores não faltam sugestões para almoçar mas isso será tema de outro post.

Divirtam-se.

David Monteiro

2 thoughts on “Pedalando em Montemor-o-Novo, Portugal

  1. Exercício, bicicleta e natureza foram os ingredientes perfeitos para que a manhã de hoje fosse perfeita. Agradeço – te o sentido de profissionalismo aliado a um convívio informal que colocou pessoas desconhecidas à vontade umas com as outras. A repetir.
    Até …. Filomena Saraiva

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s