Hotel de Londres e Inglaterra, San Sebastian, Espanha

Hotel de Londres e Inglaterra, San Sebastian, Espanha

San Sebastián, ou Donostia em basco, é sinónimo de charme e o Hotel de Londres e Inglaterra é um importante protagonista deste cenário.

Como em tantos outros locais costeiros, a origem de San Sebastian está ligada à pesca e aqui não se estranha porque a estrutura de Baía da Conhca é perfeita para o resguardo das embarcações face à força das ondas do Mar Cantábrico.

Quando vamos a Donostia e, alturas de veraneio o mais provável é vemos a baía com pouca ondulação mas apesar da Baía da Concha ter geralmente um aspecto calmo, em Janeiro e Fevereiro a força das ondas costuma fazer muitos estragos ao longo da costa atirando grandes pedregulhos para as estradas marginais destruindo molhes, zonas de lazer e outras estruturas.

Olhamos para a cidade e poucos são os edifícios muito antigos que vemos e como tal é possível para uma cidade que sabemos muito antiga?

Acontece que em 1813 a cidade sofreu um cerco de dois meses (saber mais). As tropas luso inglesas atacaram e derrotaram aqui as tropas napoleónicas e no seguimento desta batalha a cidade foi quase totalmente destruída.

Na sua consequente reconstrução resultou uma cidade muito funcional e elegante.

Como se a cidade já não tivesse muitos encantos, à Rainha Cristina (saber mais) foi-lhe recomendado que aqui viesse a banhos para se curar de algumas maleitas de pele, creio eu.

A presença da família real atraiu a Donostia muitos personagens ilustres dos finais do século XIX quer do país de nuestros hermanos quer do resto da Europa.

Naturalmente que não vou começar a listar personalidades que visitaram San Sebastian mas já que aqui falamos de elegância e glamour terei que mencionar um nome neste contexto e não é menos que Coco Chanel que teve uma relação muito estreita com San Sebastian/Donostia que aqui começou a sua carreira (saber mais).

Foi neste contexto de elegância que nasceu o edifício que hoje conhecemos como o Hotel de Londres e Inglaterra.

Começou por ser um palácio privado, chegou a ser hospital durante umas das Guerras Carlistas e também foi casino. Só no início do Século XX foi adaptado a hotel.

Hoje em dia é um espaço clássico mas muito atual.

Já aqui ficaram alojados muitos nomes famosos e entre tantos destaco um que quanto a mim conjuga completamente com o imaginário do hotel, a misteriosa e cheia de glamour Mata Hari.

O nível dos quartos está à altura da qualidade do hotel e pela localização do edifício é redundante dizer que tem vista do caraças sobre a baía mas é pertinente dizer que em finais de 2015 terminaram as obras do último andar dando lugar a suites de luxo. Ainda não tive oportunidade de visitar estes quartos e talvez não venha a ter oportunidade de aqui passar uma noite mas não é difícil calcular o luxo.

No entanto, caso o hotel não esteja ao alcance das suas economias ou não lhe seja interessante pernoitar aqui então sugiro que experimente o bar e/ou o restaurante que são experiências que valem a pena o que custam.

O bar tem janelas de alto a baixo deixando ver a paisagem na sua plenitude. Seja por causo do mau tempo de inverno ou do calor de verão há sempre bons motivos para desfrutar da sala.

Nesta cidade é difícil comer mal, a boa gastronomia faz parte da cultura e encontramos boa qualidade de pequenas tascas a restaurante com estrelas Michelin.

Como tal, não é de estranhar a elevada qualidade do restaurante, ainda por cima a preços muito razoáveis, até posso dizer que são preços baixos para a excelente confeção que aqui encontramos.

Para adicionar valor ao jantar, e digo que adiciona mesmo muito, desde a sala do restaurante temos uma vista do pôr-do-sol que nos faz querer imortalizar o momento.

Gosto de guardar o melhor para o final.

Este hotel atinge a sua excelência através do seu staff. Sem dúvida alguma que quem faz a seleção dos recursos humanos está a fazer um excelente trabalho.

Ao longo destes três anos que tenho visitado o hotel com clientes, os colaboradores do hotel têm sido imensamente cooperantes, compreensivos e muito profissionais mesmo nas situações mais estranhas … sim, porque trabalhar com pessoas dá sempre lugar a situações invulgares.

O resultado final para este hotel é uma excelente relação qualidade/preço. Como é de esperar, em época alta os preços são proibitivos mas não é por isso que deixa de estar completo mas em época baixa tem preços muito razoáveis para a qualidade que oferece.

Experimente e diga-me de sua justiça.

David Monteiro

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s