Caminhar na Garganta do Cares, Picos da Europa, Espanha

Caminhar na Garganta do Cares, Picos da Europa, Espanha

Este percurso pedestre é um dos ex libris das caminhadas nos Picos da Europa e pode bem ser de toda a Espanha. Seguramente está na minha “short list” de caminhadas.

Quando pesquisamos caminhadas nos Picos da Europa no Google este trajeto figura entre os resultados principais e não é para menos. A razão desta popularidade deve-se à espetacularidade do trajeto, à sua facilidade e também à sua boa acessibilidade.

A Garganta do Cares, enquanto caminhada, é um trajeto pedonal dentro de um canyon onde corre o rio Cares e liga Caín a Ponte de Poncebos.

Se quiser fazer a caminhada sugiro que comece por deixar o carro em Posada de Valdeon, facilmente encontrará um trilho que segue até Caín e daí caminhará na Garganta del Cares até Ponte de Poncebos. O regresso poderá fazer de táxi que apanhará no final da caminhada.

Em Caín há bares e restaurantes onde um café torna-se imperativo pela oportunidade. Tomado o café será momento de encontrar o trilho da Garganta do Cares que nada tem de dificuldade porque basta seguir o curso do rio.

Se reparar no mapa verá que entrará “dentro” da montanha, é a caminhada a fazer entrando no referido vale que sairá na próxima localidade.

É uma caminhada com cerca de 12Km sem grande desnível excetuando uma seção mais inclinada que se pode ver em algumas fotografias.

A maior parte da extensão do trilho tem pelo menos 1,5m de largura o que evita a sensação de vertigem que algumas pessoas possam recear.

Em alturas de época alta este é um dos percursos com maior afluência de visitantes. Grandes grupos escolares de todas as idades, também famílias e muitos mas mesmo muitos grupos de amigos encontram aqui uma aventura que deixa boas memórias.

Alguma história:

Entre 1915 e 1921, a “Sociedad Electra de Viesgo” construiu um canal para conduzir as águas do rio Cares de Caín até à hidrelétrica de Poncebos.

O resultado deste trabalho, é o canal qua ainda hoje encontra ao longo da parte inferior da Garganta do Cares.

No entanto, houve sempre muitos problemas de conservação do canal original e entre 1945 e 1950 foi construído um segundo canal e é esse que segue ao longo do percurso pedestre.

Em algumas fotos é possível distinguir os dois canais e os dois trilhos.

Está a pensar fazer estre trajeto?

Então escolha uma altura de bom tempo porque apesar da sua aparente facilidade tudo se pode complicar se estiver mau tempo.

Divirtam-se.

David Monteiro

 

6 thoughts on “Caminhar na Garganta do Cares, Picos da Europa, Espanha

      1. Bem, nós já vamos estar a caminhar há 5 dias, no 6º dia vamos apanhar um táxi que nos leve de Portilla de La Reina para irmos fazer essa famosa caminhada 😉 podemos ficar um pouco mais à frente…só tenho que ver se arranjo dormida tão barata em Caín como em Posada de Valdeon. No 7º dia fazemos a caminhada até Poncebos e no dia seguinte vamos a Bulnes 🙂 Pergunta para Bulnes: fazemos ida-e-volta? ou vamos de funicular e voltamos a pé? beijo

        Gostar

      1. Que fixe David 😀 Essa será a nossa última caminhada, dormimos em Sotres e no dia seguinte temos que apanhar um táxi para o inicio da caminhada, onde vamos deixar o carro – San Vicente de La Barquera 🙂
        Obrigada pelas valiosas dicas 🙂 beijinhos

        Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s