Via Ferrata Peñas Juntas, Bierge, Espanha

Via Ferrata Peñas Juntas, Bierge, Espanha

É difícil e raro fazer algo fácil mas ainda assim cativante mas quem desenhou e equipou esta via ferrata conseguiu isso com muita mestria. Esta via ferrata dá-nos o prazer de um passeio na vertical, intercalado com pontes tibetanas sobre o rio Isuala.

Já aqui descrevi, e irei continuar a descrever, algumas vias ferrata com obstáculos que podemos considerar difíceis mas raramente irei descrever as fáceis porque normalmente não têm interesse especial.

A maior parte das ferratas interessantes que costumo visitar estão na zona dos Pirenéus espanhóis e, já que conduzo tantos quilómetros para aqui chegar, então quero fazer algo que valha o esforço.

Esta é uma via ferrata tecnicamente fácil mas que espero que as imagens mostrem um pouco da sua espetacularidade.

Aproveitei umas férias de família para trabalhar um pouco e, no meu caso, o meu trabalho é sem dúvida o momento de lazer de outros e que o diga o companheiro desta aventura, o meu filho Zé Monteiro.

Mas nem tudo são rosas. Os dias começavam cedo, terminavam depois do pôr-do-sol e a meio do dia as vias ferratas só se deixavam fazer com luvas calçadas porque a temperatura das estruturas metálicas queimava as mãos.

Não muito longe da localidade de Bierge, na província de Huesca, encontramos o início da via ferrata Peñas Juntas.

É uma via ferrata classificada como K1, ou seja fácil e indicada para iniciantes.

O termo “fácil” não invalida a necessidade acautelar as devidas medidas de segurança, ter equipamento de segurança individual e conhecimentos específicos necessários para esta prática.

Logo ao início da ferrata deparámo-nos com um cenário deplorável e que nada tinha a ver com o equipamento da estrutura. Uma família insistia com o membro mais novo, de 9 ou 10 anos, para que este fizesse a ferrata e o rapaz contorcia-se de choro e desespero não querendo estar ali.

Pergunto-me o que leva alguém a ter este comportamento insistindo para um jovem fazer isto. Uma via ferrata não faz falta alguma na vida de nenhum mortal a não ser que gostemos da atividade e então passa a ser uma necessidade.

Adoro estas atividades mas, como qualquer pessoa pode ver, há milhares ou milhões de pessoas felizes que nunca viram uma ferrata na vida. Insistir com a criatura que estava apavorada era um disparate.

Naturalmente não podíamos intervir pelo que pouco me restava a não ser rezar para que o tormento do rapaz passasse rápido.

Ultrapassámos a dita família e seguimos o nosso caminho.

No início não conseguimos perceber a espetacularidade da via porque esta se esconde para dentro do vale mas, logo após contornar o primeiro penedo, entramos nas secções onde estão as pontes tibetanas e os “uuuauuu’s” começam sem parar até ao final.

A ferrata completa-se em menos de uma hora fazendo-a de forma ligeira mas sem grande pressa. A esse tempo haverá que acrescentar uns 30 minutos de acesso entre o estacionamento e o início mais uns 20 minutos desde o final até ao estacionamento.

Tenho que voltar aqui mas com mais tempo para usufruir do espaço para além da ferrata e, de preferência, num dia menos quente já que os nossos miolos torravam dentro dos capacetes.

Excelente dia.

David Monteiro

 

 

 

 

 

 

One thought on “Via Ferrata Peñas Juntas, Bierge, Espanha

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s