Caminhada semi-circular à Praia da Baleeira, Sesimbra

Com uma paisagem de mar como pano de fundo e possibilidade de um banho de mar, a caminhada à Praia da Baleeira dá excelentes motivos de fotografia e alguma animação.

A Praia da Baleeira, entre Sesimbra e o Cabo Espichel, é referida em muitos locais como uma das praias secretas desta zona. Confesso que de secreto tem pouco mas o acesso não é muito simples e por isso é pouco frequentada.

A caminhada que aqui descrevo pode ser sobejamente encurtada … não é necessário ser-se muito inteligente para ver isso, mas o objetivo aqui não é ter o mínimo esforço possível mas sim disponibilizar uma sugestão de uma manhã de caminhada.

Sugiro que deixem o carro perto do café Espiga que fica à entrada de Casais da Azóia. Aqui, para além da tradicional Farinha Torrada podem provar outras delícias regionais, há sempre pão fresco e é um excelente local para tomar um café antes da caminhada.

O trajeto sugerido até à praia e o seu regresso, é feito de forma semi-circular ou seja, parte do trajeto é circular e outra parte é utilizado o mesmo trilho na ida e no regresso.

Na zona próxima das casas, o trajeto passa maioritariamente em estradão de terra batida e quando nos começamos a aproximar da zona inclinada de acesso à praia então passamos a trilho de pé posto e vegetação mais densa.

Atenção: na zona de acesso à praia o trilho fica mais inclinado podendo exigir alguns conhecimento técnicos de progressão e prática neste tipo de contexto.

Aconselho vivamente o uso de botas em vez de sapatos de caminhadas e menos ainda ténis, já que parte do trilho passa em zona de cascalho onde o tornozelo carece de mais proteção e muitas outras zonas de passagem são de terra solta com vegetação rasteira e onde levar calçado mais raso torna-se incómodo porque entram sempre pedras e picos para a zona dos pés.

Também sugiro que levem umas sandálias para tomar banho, já que a área de praia tem fundo de seixos que são desagradáveis de pisar.

Uma das grandes vantagens desta praia, para além de pouco frequentada, é de estar virada a sul e como tal muito abrigada.

FICHA TÉCNICA CAMINHADA À PRAIA DA BALEEIRA

Comprimento: 5,5Km

Desnível acumulado: 220m (positivo e negativo)

Tipo de piso: terra batida, gravilha e cascalho

Duração média: 2 horas sem paragens

O track de GPS está acessível aos subscritores deste site/blog.

Se tem a sua inscrição ativa no site/blog então basta enviar email para david.monteiro@montesevales.com e colocar “Praia da Baleeira” no Assunto que responderei com o link para fazer o respetivo download … simples.

Divirtam-se,

David Monteiro

2 thoughts on “Caminhada semi-circular à Praia da Baleeira, Sesimbra

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s