A pedalar ao redor da Lagoa de Óbidos

Ao redor da Lagoa de Óbidos tracei um percurso de bicicleta que usa o troço de uma ciclovia e outro tanto segue por trilhos pouco explorados e foi neste cenário que andámos a pedalar no passado sábado.

Começa o dia chuvoso, muito acima das nossas cabeças mas não tão alto assim as nuvens fecham o azul do céu num cinzentoo pouco promissor.

Talvez não tenhamos escolhido o melhor dia para ir andar de bicicleta. Assim também pensei.

Algumas pingas grossas reforçam algumas dúvidas mas, ainda assim, a ideia do quanto bom pode ser um dia a pedalar com outros comparsas é tão forte que não me demove de manter o plano de ir pedalar para a Lagoa de Óbidos.

Bicicletas prontas, briefing feito, torcem-se os narizes à previsão de chuva quase certa … mas arrancamos.

Não tardam os “epah isto é muito giro” que já se ouvem ao mesmo tempo que estalam as pingas chuva a bater no capacete.

A partir daqui já não havia volta a dar e não era porque a distância ao carro fosse grande mas porque a zona sul da Lagoa de Óbidos já tinha conquistado a audiência.

Passamos em zonas onde pouca gente ali vai, desde onde se vê toda a extensão da lagoa de braços abertos que não mostra a quem só à praia vai.

Dos trilhos que percorremos avistamos o habitat das aves que por verem poucas pessoas não fogem ao primeiro ruído.

O trajeto não passa sem cobrar a sua portagem que aparece em forma de um imenso e intenso canavial que aproveitou a Primavera para crescer desmesuradamente. Foi uma pequena aventura que deu um pouco de sal ao dia.

Afinal de contas quem se lembra da chuva?

Só ficaram as memórias de um excelente dia passado em boa companhia.

Obrigado pela vossa presença.

David Monteiro

8 thoughts on “A pedalar ao redor da Lagoa de Óbidos

  1. É verdade. Quem se lembra da chuva? Ninguém. Na memória fica a Lagoa, a sua envolvente e as paisagens que vão desde o espelho de água calmante, às zonas mais recônditas e selvagens. Na memória fica a companhia dos companheiros de passeio e daquele que tão bem nos guiou, que nos deixou mais confiantes no final. Um dia que não esqueço. Obrigada a todos.

    Liked by 1 person

  2. Pois . para mim foi também um desafio excelente .. confesso que cheguei exausta. Adorei TUDO . A paisagem verdadeira mente unica , que acho que nem vi bem pela concentração no piso e nas Obstaculos .. O grupo que não deixou de ter paciencia aos mais lentos ( não eu claro) …. 🙂 . O elevado profissionalismo do David que acho que andou o dobro só para assegurar que não nos levava por demasiados montes e poucos vales .. a atenção silenciosa do Luis aos detalhes . Fquei com vontade de fazer tudo de novo, de preferência mais no pelotão da frente . Vou ficar à espreita para o que forem organizando.

    Liked by 1 person

    1. Olá. E nós gostavamos muito que tivesse vindo. Para estar informado destes passeios basta estar registado neste site e cada vez que é publicado qualquer artigo então recebe informação por email. Também pode consultar uma área do site que se chama “Calendário de eventos e viagens” onde vai sendo listado o Calendário … neste momento há lá pouca coisa mas em breve irão lá estar muitos programas. Ab, David Monteiro

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s