Viagem de caminhada ou trekking, uma questão de estilo

Aderir a uma viagem de caminhada ou a uma viagem de trekking é, acima de tudo, uma questão de estilo de viagem com a qual mais nos identificamos, já que em ambas caminhamos.

Antes de mais vamos esclarecer que não há consenso no conceito sobre o que é trekking e também reparar que é uma palavra regularmente utilizada referindo-se a atividades de caminhada muito distintas entre si. Posto isto, resta-me escolher um determinado significado de maneira que nos entendamos e que, naturalmente, só será válido neste contexto.

O conceito de uma viagem de trekking será aqui mencionado referindo-se a uma viagem em que saímos e chegamos caminhando ao nosso local de dormida.

No acima referido implica que não são utilizados transportes nos dias das caminhada. Porém poderão ser utilizados teleféricos, funiculares ou outro tipo de meios mecânicos que ajudam a transpor obstáculos naturais relevantes que normalmente acontece em altura, excluindo-se veículos motorizados como carros, autocarros, motas e similares.

Reparo que em alguns locais o conceito de trekking só envolve dormida em refúgios de montanhas mas, no meu caso, não irei aderir a esta limitação já que a pernoita pode acontecer em hotéis, bungalows de parques de campismo ou outros locais de pernoita não alterando o conceito.

No entanto, concordo com a ideia que terá que incluir vários dias já que a um só dia chamaremos caminhada, pura e simples.

Também é disseminada a ideia de ter de ser em ambiente de montanha e associa-se a alguma dificuldade. Uma viagem de trekking pode acontecer em ambiente rural e não apresentar qualquer obstáculo técnico e não deixa de ser trekking por isso, será simplesmente mais fácil.

Ao conceito adiciono a necessidade de transportarmos as nossas próprias coisas ao longo da viagem mesmo considerando que os locais de pernoita oferecem muitos serviços associados ao alojamento sendo que isso em nada prejudica o conceito de trekking.

Após definir o que é uma viagem de trekking por exclusão de partes ficamos com as viagens de caminhada em que poderemos utilizar meios de transporte para aproximação aos locais onde iremos caminhar e a nossa bagagem poderá ser transportada para o local de dormida evitando termos que carregar com as coisas e possibilitando que ao final do dia tenhamos mais opção de roupa … nada mau, gosto disto.

Como nada está escrito em pedra e não pretendo ser dono da razão, gostava de saber a sua opinião que poderá colocar na zona de comentários.

Boas caminhadas,

David Monteiro

2 thoughts on “Viagem de caminhada ou trekking, uma questão de estilo

  1. Abdicar da escolha de roupa, é um dos motivos porque me apaixona o trekking 😉 …no sentido que lhe é dado aqui, claro. Na verdade a roupa é só um pequeno exemplo de tudo o resto de que abdicamos/libertamos quando fazemos um trekking. A simplicidade desses dias, encanta-me 🙂 beijinho David

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s