Caminho Velho do Rancho, um trilho obrigatório na Madeira

O Caminho Velho do Rancho, é um trilho obrigatório a ser percorrido durante uma viagem à Madeira.

Quando pensamos em caminhadas na Madeira e começamos a “Goggalar” o tema invariavelmente aparecem as levadas, a Encumeada, o Pico do Areeiro ao Pico Ruivo e outros tantos muito percorridos. Sem dúvida que todas estas rotas são muito interessantes e terei oportunidade de escrever sobre o assunto.

Mas ao analisar a localização desses trilhos no mapa via que todas essas rotas se localizam no interior da ilha e não compreendia porque não há descrições de mais trilhos junto à costa, considerando que o facto de estas serem escarpadas não é motivo suficiente para a não existência de caminhos.

Sem necessidade de grandes elucubrações teóricas, compreendo que um conjunto de trilhos sejam mais promovidos pelos meus colegas operadores turísticos e outros trilhos acabam por cair no esquecimento.

Acontece que gosto imenso de caminhadas com vistas sobre o mar especialmente quando incluem encostas. Visitando a Madeira não podia deixar de visitar o Cabo Girão que contem todos esses ingredientes.

Na preparação da visita, não encontrei nenhum trilho definido entre o Cabo Girão e o Funchal ou, no mínimo, até ao Lido já que o troço Lido/Funchal efetivamente não apresenta possibilidade ou interesse em termos de caminhada. Mas não ter encontrado tal trilho não me desanimou e planeei a ida ao local de qualquer das maneiras.

No autocarro que apanhei para o Cabo Girão conheci um cavalheiro que por lapso não anotei o nome e que referiu ter nascido e sido criado nessas paragens. Falou-me de um caminho por onde poderia descer desde muito perto do cabo até à entrada de Câmara de Lobos e lá fui eu.

Não estava à espera da espetacularidade que encontrei e um pouco dessa maravilha podemos ver na fotografia principal deste texto, tinha encontrado o Caminho Velho do Rancho.

Este caminho desce de forma abrupta por entre casas e terrenos de cultivo onde podemos encontrar milho, morangos e uma grande variedade de hortaliça diversa.

Durante esta descida acompanha-nos uma sensação de fascínio ao olhar para a linha de costa que se estende até ao Lido mas nem tudo são rosas e o declive é tão acentuado que não nos deixa abstrair do caminho nem por um instante.

É um trilho a juntar com outros por ser curto. Tem cerca de 1Km, com uma descida de cerca de 200m.

É um caminho rural com uma vista digna de revista e é essa dualidade de características que lhe acrescenta todo o charme e interesse. Também é uma oportunidade de nos envolvermos com a vida real sem estarmos rodeados por magotes de turistas como acontece noutros trilhos.

Caminho Velho do Rancho, um trilho a percorrer quando vamos à Madeira.

Divirtam-se.

David Monteiro

One thought on “Caminho Velho do Rancho, um trilho obrigatório na Madeira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s