De Hondarribia a Donibane caminhando pela costa, País Basco

 

Usufruir de uma ampla paisagem marítima caminhando pela costa basca desde Hondarribia a Donibane e terminar o dia com pintxos e cervejas à beira de água … soa bem.

Esta caminhada começa em Hondarribia, uma localidade fronteiriça basca com uma intensa e bem sucedida história de resistência militar. Esta herança militar é tão importante que ainda hoje é celebrada anualmente.

Resumidamente, em 1638 esta localidade sofreu um cerco de cerca de dois meses e meio por parte das tropas francesas, no final da Guerra dos Trinta Anos.

Com uma desvantagem de 700 efetivos contra 30.000 soldados franceses, os bascos conseguiram, ainda assim, aguentar o cerco e sair vitoriosos, vitória a que consagraram à Virgem de Guadalupe e por quem fazem uma procissão e festas ao dia 8 de Setembro de cada ano,

Hondarribia é uma localidade lindíssima, com uma personalidade festiva e onde não faltam bares e restaurantes com “pintxos” com ar apetitoso.

Do centro da localidade dirigimo-nos às margens do rio Bidassoa e daí em direção ao mar apontando ao farol Higuer.

Ao lado deste farol fica um parque de campismo com vista para o mar onde servem a melhor “clara com limon” das redondezas. Para quem não saiba refiro-me à refrescante mistura de cerveja com sumo de limão, em proporções que desconheço mas que refresca até ao fundo da alma.

O percurso costeiro leva-nos perto das ondas para depois voltarmos a subir e descer outra vez.

A linha de costa permite-nos ver e sentir o odor marinho que aqui é bastante forte.

Uma numerosa manada de cavalos selvagens percorre estas paragem, donos disto tudo contrastando com as vacas que pouco se deslocam e que nos observam sempre um tanto amedrontadas.

À nossa esquerda vemos a cumeada do Jaizkibel, a montanha mítica para os bascos, onde se crê que as bruxas dançam em dias de nevoeiro. Nesta cumeada podemos ver um conjunto de tores que foram construídas com fins militares durante as guerras carlistas, no século XIX.

Há um trilho que segue pela cumeada e que após passar um conjunto de antenas, desce em direção ao mar para se juntar ao nosso trajeto.

Não tarda que o nosso trilho tome o sentido ascendente à medida que nos aproximamos do que o mapa nos informa ser uma entrada de água que para Pasaia, um complexo portuário enorme.

Já na crista da formação rochosa continuamos ao longo da costa mas agora por um trilho sinuoso onde encontramos algumas estruturas metálicas cravadas na rocha que nos ajudam na progressão descendente para Donibane de Pasaia.

A descida é bastante íngreme e com sorte poderemos ter o prazer de ver algum navio a entrar nesta zona de estuário.

Em caso de oportunidade é um espetáculo a não perder já que costumam ser cargueiros enormes que parecem ocupar por completo a área de navegação.

Já ao nível do das águas do mar, eis-nos quase a chegar ao nosso destino, Donibane de Pasaia.

Aqui não resisto a uma paragem na Kantina Alabontza, um bar/restaurante  estrategicamente instalado à beira rio onde se come divinalmente uma grande variedade de “pintxos”.

Donibane de Pasaia é uma pequena e fotogénica localidade costeira basca que não conseguimos parar de fotografar e sempre haverá mais uma chapa que ainda não tirámos.

Este percurso tem 22Km entre a zona do Porto de Hondarribia ao centro de Donibane e tem 1000m de subidas acumuladas, com quase outro tanto de descidas acumuladas.

Durante a maior parte do percurso não há possibilidades de reabastecimento. Os bares e restaurantes mais perto do trilho não são de acesso simples.

Boas caminhadas,

David Monteiro

One thought on “De Hondarribia a Donibane caminhando pela costa, País Basco

  1. Que boas recordações, David! Desde o odor marinho às paisagens (“breathtaking”), passando pela entrada do imponente navio. Até mesmo a descida íngreme me traz memórias agradáveis… e, claro, os belos “pintxos” e “as belas “cañas” 😉 Obrigada pela lufada de ar fresco que por aqui passou ao ler este artigo.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s