Caminhada do Cabo Girão ao Lido, Madeira

 

 

 

Caminhar do Cabo Girão ao Lido, passando por Câmara de Lobos dá-nos a oportunidade de conhecer várias localidades da Madeira com a tranquilidade que só a caminhada permite.

Segundo alguns sites, o Cabo Girão tem cerca de 580m de altura e é o cabo mais alto da Europa, o que não me custa acreditar.

Na sua plataforma de vidro a olhar para as pequenas fajãs lá em baixo poderíamos ter a sensação de estar a pairar, não fosse um ponteado no vidro que estraga completamente essa experiência.

Sei que o fazem para reduzir a sensação de vertigem mas creio que estraga o propósito para o qual terá sido construído. Ainda assim, é digno de visita.

É mesmo aqui que começa esta caminhada que nos leva até à zona balnear do Lido. Uma caminhada com 9,5km e onde imperam as descidas, fazendo com que tenhamos um desnível acumulado negativo de 650m.

Esta caminhada começa por ser percorrido o Caminho Velho do Rancho ao qual já me referi num texto anterior. É um excelente começo mas o restante percurso não é menos interessante.

Se Câmara de Lobos está na lista de locais a visitar na viagem à Madeira então esta será uma excelente forma de cumprir esse objetivo, já que teremos que cruzar esta localidade andando.

Para nos explicar a origem do nome Câmara de Lobos podemos ler o que está no site da Junta de Freguesia de Câmara de Lobos: “Em 1419, mais precisamente a 1 de julho, João Gonçalves Zarco e Tritão Vaz Teixeira ancoraram na Ilha da Madeira, na zona de Machico. Quando Chegaram à Ilha da Madeira começaram a explorar o sul. No primeiro dia de exploração chegaram a esta terra que titularam de Câmara de Lobos devido à enorme quantidade de Lobos-Marinhos existentes na costa sul.”

Os múltiplos bares e restaurantes dão-nos a possibilidade de almoço, caso seja o momento, e uma zona arborizada junto ao porto pesqueiro dá a sombra fundamental e a água de um bebedouro para uma breve pausa.

Daqui até à Zona Balnear da Praia do Areeiro foi construída uma passarela ao longo da orla costeira que dá a oportunidade de uma caminhada tranquila e muito fotogénica com o mar sempre à nossa direita.

Mesmo no início da Praia do Areeiro temos a oportunidade de usar casas de banho públicas que servem esta zona balnear e imediatamente a seguir temos restaurantes de praia, espetacular.

Para agradar a gregos e troianos há dois restaurantes muito diferentes, um com um look mais sofisticado, com cores e linhas mais modernas e pratos onde se nota mais cagança na apresentação e logo a seguir um restaurante com mais mesas e um ar mais popular.

No primeiro restaurante não me seduziu a ementa que me pareceu muito “caça turista”, ou “deixa cá pôr estas coisas que os turistas querem comer” e no segundo restaurante fui logo atraído por aquilo que me pareceu mais trivial para o local e onde vi um conjunto de malta mais normal a comer … além dos preços serem mais baratos. Adivinhem onde almoçámos?

Um pratinho de lapas, uma bifana em Bolo do Caco e cervejas foram as opções para começar … Bingo!!! Tudo delicioso, a fazer fé aos comentários sobre as lapas que não provei.

O percurso continua sempre à beira mar passando pela Zona Balnear da Ponta Gorda ou Poças do Governador. Uma zona de acesso pago que me parece um excelente espaço para passar um bocado para quem gosta de piscinas com água de mar, como é o meu caso.

O percurso não poderia terminar melhor do que na zona do Lido.

Sem dúvida que podemos tecer comentários menos interessantes a toda esta zona de grande intensidade turística com os seus empreendimentos megalómanos. Mas, em algum local teria que ser e mais que estejam concentrados no mesmo local.

Se há parte boa desta zona é o facto de nos dar a oportunidade de bares e restaurantes com frente marítima onde podemos relaxar para um final de dia perfeito.

Carpe diem.

David Monteiro

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s