Tourém, nos domínios da alma do Gerês

Em Tourém há histórias de contrabando, a rede de telemóvel demorou a lá chegar mas a beleza e a perseverança nunca faltaram.

Tourém deve ser visitado por quem aprecia lugares remotos e que mantêm a originalidade e autenticidade das suas raízes.

Não lá vamos para tirar selfies porque a beleza do local está para além do que se vê e ainda não existe forma de tirar autorretratos à alma.

Aqui apreciamos a força das suas gentes que teimam em estar num local que muitos dirão não ser nada fácil por notoriamente faltarem muitas comodidades. Aqui a riqueza expressa-se de formas menos evidentes.

Esta aldeia portuguesa encontra-se numa língua de terra ladeada por território espanhol e esta área é atravessada pelo rio Salas que é em grande medida responsável pela paisagem espetacular que conseguimos fotografar.

Noutros rempos, Tourém acolheu muitos refugiados espanhóis que atravessavam a fronteira por motivos políticos e ainda hoje recebe muitos turistas galegos.

Com esta configuração geográfica não admira que a caminhada proposta seja a Rota do Contrabando, tema sempre presente no folclore local.

De Espanha para Portugal contrabandeou-se azeite, bens essências e de tudo um pouco que fazia falta em épocas de miséria. Para Espanha levámos café e tabaco que seria o que mais falta fazia nessas alturas.

A Rota do Contrabando (PR6 MTR) leva-nos numa caminhada de 11Km, sem desnível relevante, cruzando terras espanholas e voltando a Tourém para terminar.

Nesta caminhada, temos oportunidade de ver a Capela de São Lourenço que é do século XVI, para além de outros locais de interesse.

São os ângulos de fotografia da aldeia e do rio o que mais me fascina nesta caminhada e espero poder vir repeti-la num final de dia.

Boas caminhadas,

David Monteiro

 

 

3 thoughts on “Tourém, nos domínios da alma do Gerês

    1. Olá 🙂 Já foi (as fotos são minhas tiradas lá) mas irei repetir em 2018 numa viagem (aberta ao público) dedicada ao Gerês. Espero publicar o programa de 2018 em breve. Se estiver registada no site receberá automaticamente 🙂

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s