Via Ferrata Regina de Paramola, Catalunha, Espanha

 

Se há uma lista das vias ferratas mais interessantes em Espanha, seguramente a Via Ferrata Regina de Paramola estará entre os lugares cimeiros.

Segundo os meus registos, conheci esta via ferrata em 2007 e desde então tive a oportunidade de a subir várias vezes com grupos diferentes.

É uma via ferrata classificada como K4 na escala de Hüsler que vai de K1 a K6 como dificuldade máxima. Tem cerca de 800m de via equipada onde se ascende mais ou menos 450m durante 4 horas.

Para mais detalhes técnicos aconselho a visita ao site: https://deandar.com/

Fazendo uma súmula das várias subidas, listo os pontos que considero mais interessantes:

  • Excelentemente equipada. Apesar de ser dada como tendo sido construída em 1997, pela tipologia de equipamento que se vê nas paredes e pela forma como o equipamento está colocado, suponho que deva ter tido obras de manutenção e reequipamento algures em 2005/2006.
  • Entrada difícil. O primeiro “agarre” é talvez dos mais difíceis de toda a via ferrata, o que é algo muito inteligente pois informa sobre o nível de dificuldade que mais tarde se irá encontrar, não obstante a maior parte da via ser pouco difícil de escalar.
  • Vista panorâmica. A via ferrata situa-se sobre o “Pantano de Oliana” e sobe acima de muitos cumes da região. A conjugação destes dois pontos dá uma vista panorâmica memorável.
  • A ponte suspensa. A ponte metálica suspensa é o ex libris desta via ferrata. Está colocada de modo que facilita a fotografia e torna-se impossível resistir a disparar umas (muitas) chapas.
  • A grande parede. Aqui começa a terceira grande etapa. É uma parede vertical, aliás, ligeiramente inclinada para o lado do escalador o que dá aquela dificuldade adicional na conta certa para este nível de atividade.

Infelizmente, à data deste texto, esta via ferrata encontra-se encerrada. Parece que foi montada em parte, ou no seu todo, em propriedade privada sem que os donos tenham dado permissão para tal.

Esperemos que algum dia este problema venha a ser resolvido e a dita estrutura volte ao usufruto coletivo.

Tenham um excelente dia,

David Monteiro

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s