Ir ao restaurante no Funchal

Madeira-111---Portugal

A restauração no Funchal deixa muito a desejar e vai-se resumindo a apresentar peixe espada frito com milho frito ou espetadas pouco interessantes, afastando-se da verdadeira tradicional gastronomia madeirense. No entanto, a honra do convento pode ser salva pelos verdadeiros funchalenses.

Ao chegar ao Funchal experimentei um restaurante que me desagradou profundamente mas achei que simplesmente tinha tido azar. Tinha ido fotografar o pôr-do-sol. já eram 21:45 quando cheguei ao restaurante e a empregada estava com mais vontade de fechar o estabelecimento do que atender clientes … é triste mas acontece.

Em um dos alojamentos que utilizei, tive oportunidade de conversar com o dono/gerente do espaço e pedir recomendações sobre onde ir jantar. Queria algo familiar, preço médio e que representasse a verdadeira gastronomia madeirense.

É de ter em conta que enquanto profissional de turismo, a gastronomia e os serviços de restauração são elementos que me interessam abordar em cada local que vou e, acima de tudo, quero ficar agradado para poder falar com entusiasmo e alegria sobre essa experiência.

Ao ver a cara torcida deste colega de indústria em relação à minha pergunta, percebi que talvez eu não tivesse tido azar na minha experiência na restauração funchalense.

O indivíduo respondeu-me que quando quer jantar bem com a família e por um preço médio então afasta-se do Funchal.

A resposta foi avassaladora e não quis acreditar, pensei que era um exagero e decidi insistir para que me desse umas dicas e o homem lá acabou por me indicar uns locais.

Alguns dos locais referidos coincidiam com nomes de restaurante que eu já trazia em carteira, outros foram novos.

Não teria tempo para testar todos e, mais do que saber se o restaurante A ou B, é ou não bom, queria ter uma sensação global, tal como tenho de, por exemplo, de Ponte de Lima onde se come maravilhosamente bem.

Após ter experimentado alguns restaurantes e já com alguma distância face ao acontecimento, posso dizer que a experiência em restaurantes normalíssimos no Funchal foi triste, para dizer o mínimo.

Não consigo destacar nenhum que me tenha surpreendido positivamente, tendo testado um ou outro que não estava mal … o que acho claramente insuficiente para destacar.

Felizmente tive uma ocorrência com a restauração que acabou por salvar a honra do convento, mesmo não tendo sido num restaurante como descrito em baixo.

Consigo resumir estas experiências com a restauração em três situações tão díspares que são dignas de nota:

  • Serviço pouco atencioso na restauração. Não estava à espera que assim fosse mas efectivamente encontrei em vários locais uma certa sensação de que estariam a fazer um favor em me atender. Inclusivamente cheguei a mencionar que caso não nos quisessem atender bastava que assim dissessem … Terão demasiados clientes?
  • Oferta gastronómica pouco interessante. Para dar o exemplo mais flagrante temos o prato de peixe espada frito, com milho frito e banana frita … não aconselharia a nenhum cliente especialmente conhecendo a rica gastronomia tradicional madeirense, mas estas são sugestões recorrentes em restaurantes no Funchal.
  • A original, agradável e verdadeira forma de ser madeirense numa genuína feira de rua onde a verdadeira gastronomia local estava presente, servida por voluntários que querem ali estar a servir os transeuntes … uma maravilha de simplicidade e honestidade, um excelente cartão de visita para a ilha e seguramente a fazer justiça aos madeirenses.

Pergunto-me o que se passa com esta gente? Turismo assegurado, que para o ter não se tem que lutar resultará em serviço displicente? Talvez seja isso.

Felizmente a experiência em restaurantes fora do Funchal é muito positiva e já aqui mencionei um local e espero continuar a indicar locais experimentados que orgulham os madeirenses.

Fica a esperança de melhoria.

David Monteiro

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s