Do Refúgio Llong ao Refúgio Colomina, lagos cristalinos, Pirinéus, Espanha

 

 

Um dia de caminhada tranquila entre o Refúgio do Estany Llong ao Refúgio Colomina, no Parque Nacional de Aigüestortes, para recuperar das exigências do dia anterior.

Após o dia em que o grande desafio que foi vencer o Coll do Contraix, começamos um dia mais tranquilo que nos levará do Refúgio do Estany Llong até ao Refúgio de Colomina, numa caminhada de 12Km com 880m de subidas acumuladas e 465m de descidas.

Apesar de ser um dia sem grandes desafios físicos ainda assim temos que ultrapassar o Coll de Dellui que implica uma última ascensão com 250m de desnível positivo após já termos subido cerca de 400m desde a saída do refúgio ao longo de menos de 6Km.

Naturalmente que após ascender ao dito Coll teremos que descer pela parede oposta. Nada que se compare em termos físicos ao dia anterior mas termos de beleza é diferente mas não menos interessante.

No caminho para o Refúgio de Colomina, passamos por uma zona de lagos onde a maior parte das fotos foram realizadas.

O caminho leva-nos a cruzar para a margem oposta do Estany Mariolo e para isso temos que caminhar em cima da parede da pequena barragem.

Lá em baixo vemos a água translúcida e azul turquesa. Apetece mesmo tomar um banho, não fosse a certeza que está gelada.

A nossa caminhada continua e entretanto começamos a ver carris de ferro. É substancialmente estranho encontrar aqui esse tipo de estrutura.

Acontece que foram instalados a quando da construção da barragem do Estany Tort que se encontra à nossa esquerda e também para levar materiais para a barragem que se encontra mais em baixo perto do teleférico que serve esta zona.

Quem estiver interessado em mais detalhes sobre a história desta construção poderá aceder aqui.

O Refúgio Colomina acaba por aparecer em jeito de guardião de um vale onde se vê o pôr-do-sol desde a varanda onde nos podemos deliciar com uma “cervejola”.

O que se pode pedir mais?

David Monteiro

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s